Voltar

2º Semestre na Fundação Lar

A Fundação-Lar de Cegos de Nossa Senhora da Saúde, continua a desenvolver as actividades programadas no âmbito social para os utentes das valências de Lar e do Centro de Dia.

No decurso do último trimestre destacam-se as idas à piscina do INATEL todas as 4ª feiras, a festa mensal dos aniversários dos Utentes e dos Funcionários e o passeio dos Utentes a Évora no dia do Idoso, em 01 de Outubro, passado. Lamenta-se que, neste passeio, nos tenhamos deparado em todos os locais com as “portas fechadas” museus e outros, devido à greve da Função Pública.

Inatel, em Oeiras Inatel, em Oeiras
Inatel, em Oeiras Inatel, em Oeiras
Passeio a Évora, em 01 de Outubro. Convívio e fraternidade Passeio a Évora, em 01 de Outubro. Convívio e fraternidade
Passeio a Évora, em 01 de Outubro. Convívio e fraternidade Passeio a Évora, em 01 de Outubro. Convívio e fraternidade
Festa mensal dos aniversários de utentes e funcionários
Festa mensal dos aniversários de utentes e funcionários

No que se reporta à melhoria das condições de apoio aos residentes, continuamos a adquirir, dentro das nossas disponibilidades, camas eléctricas articuladas, para os casos em que a dependência assim o exija e de acordo com as indicações do médico da Instituição. Estas aquisições traduzem-se numa melhoria significativa para os residentes, mas também na maior disponibilidade das Ajudantes de Acção Directa apoiarem outras tarefas. Refira-se que num universo de 118 residentes a percentagem dos totalmente independentes ronda apenas os 20%.

Durante o corrente ano deram entrada, na valência de Lar, mais 14 novos utentes. No mesmo período faleceram 10 utentes. 1 utente saiu por sua livre e inteira vontade, para ir residir com o filho, no Porto.

Até ao final do corrente ano encontram-se agendadas duas acções de formação para as Ajudantes de Acção Directa, na área social e da saúde e na área de serviço de mesa. Para o pessoal administrativo e chefias está agendada a formação, no âmbito das aplicações técnicas, dos sistemas informáticos, existentes na Fundação-Lar.

A formação dos nossos funcionários é uma preocupação constante por se considerar uma mais valia para eles mas também para a melhoria dos cuidados e assistência a prestar aos nossos utentes.

De 09 a 10 de Outubro passado, decorreu, no Hotel Villa Rica, em Lisboa, o 29º Congresso Português de Geriatria, com ilustres participantes, tendo sido abordados assuntos muito pertinentes para a nossa Instituição tais como As depressões no Idoso: Risco de Suicídio; Envelhecimento e Aterosclerose: Avanços na Biogerontologia o Idoso Diabético com múltiplos Factores de Risco; Avaliação e Tratamento do Doente de Alzheimer; Tratamento da Dor no Doente Idoso; Sexualidade no Idoso; Os AIT’s no Idoso; Alterações de Equilíbrio e Quedas no Idoso; Prevenção Cardiovascular no Idoso -Estratégia Global.

À Conferência participou a Chefe do Serviço de Acção Social da Fundação-Lar de Cegos, Drª Paula Alves que explanou a sua participação neste breve artigo.

“Foi referido que o prolongamento da vida biológica deverá ser para acrescentar vida aos anos e não anos à vida, isto é, deseja-se uma longevidade, mas com qualidade de vida. Vários têm sido os avanços na Biogerontologia e muitos estudos se têm estendido dos animais em laboratório para o ser humano, como é o caso do Método Dietético, que se resume a uma restrição calórica, ou seja, reduzindo-se a ingestão calórica consegue-se um aumento na esperança de vida e um retardamento do envelhecimento e das doenças a ele associadas. Há que manter um espírito aberto face a certos estudos e decerto constataremos que o Envelhecimento não é tão mau quando considerarmos outras alternativas. Foi ressaltado que a Utopia da Medicina é fazer as pessoas morrerem jovens mas com muitos anos.”

Lisboa, aos 15/10/2008.
Valid HTML 5